O calor no Rio, que o El Niño só faz aumentar, fez crescer também o trabalho dos aguadeiros de Cedae, colaboradores que servem água geladinha, de graça, em grandes eventos da cidade. No ano passado, o grupo serviu 167 mil litros de água para 541 mil pessoas em 497 eventos. Além de matar a sede das pessoas, a ação, resultado de uma parceria da Cedae com a Fundação Santa Cabrini, emprega e ressocializa apenados do sistema prisional do estado.
Um dos meses em que os aguadeiros mais trabalharam foi novembro, quando a cidade enfrentou uma onda de calor extremo. Para ajudar a população a enfrentar as altas temperaturas, a Cedae levou água gelada de graça aos pontos com grande circulação de pessoas: Central do Brasil, Largo da Carioca e Madureira. Após determinação do Governo do Estado, a iniciativa também chegou aos fãs da cantora americana Taylor Swift, que se apresentou no Estádio Nilton Santos (Engenhão).
A preocupação com os impactos ao meio ambiente, que norteia todas as ações da Cedae, está presente no trabalho dos aguadeiros. Por isso, eles só utilizam copos biodegradáveis, que são feitos de matérias-primas com fontes renováveis e, ao contrário dos copos de plástico, se decompõem rapidamente.