Doze praias do Rio ganham selo Bandeira Azul

Programa internacional avalia qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística

Por Conexão no Ar em 09/10/2024 às 09:49:50
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Doze praias do Estado do Rio foram premiadas com o selo Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. Dentre essas, três receberam pela primeira vez: as praias de Tucuns, em Búzios; Grumari, na cidade do Rio; e a praia lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo. Os resultados foram divulgados na segunda-feira (7).

A Bandeira Azul avalia critérios rigorosos que incluem qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística.

As outras nove praias que já tinha conquistado o selo e conseguiram renovar o título são: Praias do Forno e Azeda Azedinha, em Búzios; Praia do Peró, em Cabo Frio; Praia de Ubás, em Iguaba Grande; Praia do Sossego, em Niterói; Praia da Reserva, no trecho Nelson Mandela, e Prainha, no Rio de Janeiro; Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e Praia das Pedras de Itaúna, em Saquarema.
Além disso, as marinas Costabella e Iate Clube de Santos, ambas em Angra dos Reis, na Região dos Lagos, também foram premiadas.

Com o número expressivo de aprovações, o Rio de Janeiro se tornou o segundo estado com mais praias com o selo, ficando atrás de Santa Catarina, no Sul do Brasil.

A reunião do Júri Internacional, responsável por avaliar o cumprimento dos critérios, ocorreu em setembro. O país somatizou a aprovação de 49 locais — 38 praias e 11 marinas — para a temporada 2024/2025, consolidando-se como líder sul-americano em certificações ambientais para destinos costeiros.

A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia.
Os locais aprovados seguem rigorosos critérios, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o selo, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes.
Comunicar erro
Alerj