TRE confirma candidatura de Pezão em Piraí

Decisão do ministro André Mendonça, do STF, suspende efeitos da condenação por improbidade administrativa e devolve os direitors políticos do ex-governador

Por Conexão no Ar em 03/10/2024 às 18:28:59
Foto: Reprodução redes sociais

Foto: Reprodução redes sociais

O ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB teve sua candidatura à Prefeitura de Piraí confirmada, de forma unânime, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em julgamento realizado nesta quinta-feira (03/10).

A decisão ocorreu após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender os efeitos de uma condenação anterior por improbidade administrativa, por meio de limitar, permitindo a candidatura de Pezão até que seu recurso seja julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A impugnação de Pezão havia sido definida pelo TRE do Rio há cerca de um mês, e é baseada em condenação por improbidade administrativa de 2019 que, entre outras punições, o impedia de concorrer em novas eleições até 2027.

O ministro manteve essa sentença, mas suspendeu, por enquanto, o trecho que prejudicava a intenção de Pezão de voltar à prefeitura. A mudança se baseia numa alteração na Lei de Improbidade, de 2021, ocorrida enquanto Pezão ainda recorria de sua condenação, que agora manteve os direitos políticos do candidato a prefeito.

Sempre tive fé que tudo iria dar certo, porque lutamos com a verdade, e de forma nenhuma levaria Piraí a embarcar em uma aventura.

"Nossa população pode confiar, como sempre confiou, que no dia 1º de janeiro assumiremos a prefeitura e vamos nos dedicar ao máximo desde o primeiro instante, fazendo nosso município crescer e se tornar referência novamente. Piraí merece voltar a sorrir e nós vamos trabalhar dia e noite por isso, podem acreditar", publicou Pezão nas redes sociais.

Comunicar erro
Alerj