Após dias de calor acima da média no Sudeste, a primeira frente fria de outubro deve derrubar as temperaturas na região. O sistema, que começou a avançar na quarta-feira (2/10), deve trazer também chuvas e ventos fortes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao menos três capitais devem ter quedas bruscas nas temperaturas: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que, apesar da queda expressiva nas temperaturas, o alívio maior deve durar pouco dias. "O refresco mesmo deve durar uns dois dias, mas depois os termômetros devem voltar as subir aos poucos", analisa.
Luengo ainda comenta que a previsão indica que a próxima semana deve ser de temperaturas mais amenas.
Além da diminuição nas temperaturas, a frente fria também deve trazer um pouco de chuva para parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte do Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul devem registrar até 50 milímetros de chuva por dia. Os ventos devem ser intensos, chegando a 60 km/h.
Queda nas temperaturas
Com a chegada da frente fria, algumas capitais que vinham registrando altas temperaturas por causa da oitava onda de calor do ano, devem ter quedas bruscas nos termômetros.
O Rio de Janeiro também deve ter uma queda significativa na temperatura. A capital carioca registrou recorde de calos nesta quarta, com máxima atingindo quase 40oC e terá uma quinta de tempo bem mais ameno, com a máxima na casa dos 26°C.
Baixa umidade e onda de calor
Apesar do avanço da frente fria, a região mais central do Brasil ainda deve ter altas temperaturas e baixa umidade nos próximos dias.