Brasil registra 455 casos de violência contra políticos e candidatos nas eleições

São Paulo é o estado que lidera a estatística, com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro

Por Conexão no Ar em 26/09/2024 às 07:33:08
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Dados do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Unirio, revelam que, de janeiro a 16 de setembro, foram registrados 455 casos de violência contra lideranças políticas no Brasil.

No primeiro trimestre do ano, ocorreram 68 casos; no segundo, 155 e, no terceiro, 232. Do total de caso desse terceiro trimestre, que foi de julho até 16 de setembro, 173 foram contra candidatos das eleições de 2024.

São Paulo é o estado que lidera a estatística, com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 20, e Piauí, com 14.

O pesquisador do Observatório da Violência Política e Eleitoral, Pedro Bahia, comentou esse cenário: "Ele já está muito maior do que em relação ao mesmo período nas eleições nacionais e estaduais de 2022 e em comparação com as eleições nacionais de 2020. Então, infelizmente, a gente acaba esperando que esse ciclo municipal de 2024 seja muito mais violento do que os anos anteriores."

Casos recentes

Na reta final do primeiro turno da eleição, os casos de violência contra candidatos repercutem em várias regiões do país.

Na terça-feira (24/09), no ABC Paulista, um candidato a vereador foi encontrado morto, outro foi alvo de tiros. No Rio de Janeiro, um candidato à Câmara de Nova Iguaçu morreu baleado. Em Roraima, um candodato à prefeitura de Amajarí sofreu um atentado a tiros.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google