Governo do Estado cria força-tarefa com mais de 2 mil policiais para os jogos da Libertadores

Pela primeira vez, o software de reconhecimento facial será integrado às câmeras corporais portáteis de parte do efetivo no entorno e dentro dos estádios

Por Conexão no Ar em 18/09/2024 às 09:23:45
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Governo do Estado criou uma força-tarefa para garantir a segurança nos três jogos da Libertadores da América, que serão realizados nesta quarta-feira (18/09) e quinta-feira (19/09), no Engenhão e no Maracanã. Serão mais de 2 mil policiais militares e civis envolvidos na ação. Pela primeira vez, o software de reconhecimento facial estará integrado a câmeras corporais portáteis de parte do efetivo no entorno e dentro dos estádios.

A Polícia Militar empregará 1.890 PMs para atuar antes, durante e depois das partidas desta quarta-feira (18/09), entre Fluminense e Atlético Mineiro, no Maracanã, e Botafogo e São Paulo, no Engenhão; e na quinta-feira (19/09), entre Flamengo e Penharol, no Maracanã. Os jogos contarão também com agentes da Polícia Civil.

"As Forças de Segurança do nosso Estado têm uma expertise muito grande para garantir a paz nos grandes eventos. Estamos sempre aprimorando o nosso planejamento, expandindo a utilização de ferramentas tecnológicas, uma marca na nossa gestão de segurança pública", afirmou o governador Cláudio Castro.

Unindo as polícias Militar e Civil, o Ministério Público, representantes dos clubes e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a força-tarefa tem como objetivo encontrar meios legais para punir com rigor criminosos que se infiltram nas torcidas para provocar tumultos.

Para garantir o sucesso do planejamento nos três jogos da Libertadores, a Polícia Militar mobilizou policiais do Comando de Polícia Especializada (CPE), do Comando de Operações Especiais (COE) e de todas as unidades de área da corporação. A ação acontece próxima aos locais das partidas para que os agentes possam intervir de forma rápida, evitando os confrontos entre torcidas.

O policiamento no entorno e no interior dos estádios ficará a cargo do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE). Já a escolta dos torcedores das equipes visitantes ficará sob responsabilidade do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e do novo BTM (Batalhão Tático de Motociclistas), tanto na chegada aos estádios quanto no fim das partidas.

Os grupos de torcedores do Penharol, que virão para o jogo contra o Flamengo na quinta-feira, serão monitorados pelo setor de Inteligência da Polícia Militar, contando com apoio da Polícia Rodoviária Federal, já que um grande número vem do Uruguai em carro ou ônibus fretados. O policiamento será reforçado também na área hoteleira da Zona Sul e do Centro da capital.

Antes e depois das partidas no Maracanã e no Engenhão, o policiamento contará também com tropas do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), do Batalhão Especial de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Também participam da ação, policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).

Rock in Rio

O novo esquema não vai afetar o planejamento de segurança do Rock in Rio, que acontece de quinta-feira a domingo (22/09), com uma grande mobilização de policiais e recursos tecnológicos. Para o megaevento, foram mobilizados, ao todo, mais de 8 mil policiais.


Comunicar erro
Alerj