Magé e Itaguaí vão receber uma iniciativa para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day), que é celebrado no próximo dia 20/09. Dezenas de voluntários vão se unir ao projeto Do Mangue ao Mar — realizado pela ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro — para uma ação de limpeza nas praias de Coroa Grande (Itaguaí) e Porto Velho (Piedade, Magé) no sábado, das 9h às 12h30. O objetivo é sensibilizar a população para esse movimento de reflexão por ambiente mais limpo e saudável.
Os voluntários vão recolher o lixo descartado incorretamente nas praias. A atividade é dividida em duas partes: coleta e triagem. Após classificação, registro e pesagem, o material coletado ajudará a formar um panorama dos resíduos que chegam à costa, para efetiva implementação de ações pelo poder público.
"Há estimativa que, se não fizermos nada, até 2050 teremos mais plástico nos mares do que peixes. Esse é o futuro que queremos deixar para nossas crianças? Devemos tratar os oceanos como se a nossa vida dependesse deles, porque é isso que acontece. O desperdício é um sintoma, um resultado cruel do nosso estilo de vida. Mais do que uma faxina, o Dia Mundial da Limpeza é uma chance de impulsionar a cooperação entre voluntários, poder público e sociedade em direção a soluções", ressalta a oceanógrafa Andie Maral, que coordena a implementação do Programa de Educação Ambiental para o Combate ao Lixo do projeto.
A ação é aberta para todos os interessados, mas os voluntários que desejarem poderão se inscrever por este link, para participar de capacitação on-line. Os inscritos serão orientados sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, extensão da área a ser trabalhada, dinâmica da atividade e tudo o que é preciso para se preparar para o Clean Up Day.
Em edições anteriores e outras ações, a ONG Guardiões do Mar coletou mais de 74 toneladas de resíduos de ambientes costeiros e marinhos.