Operação do Governo do Estado transfere 1.063 presos no Complexo Gericinó

Instituto Penal Vicente Piragibe passará por obras após descoberta de túnel para plano de fuga de criminosos

Por Conexão no Ar em 07/09/2024 às 10:43:00
Foto: Rafael Campos

Foto: Rafael Campos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, transferiu, nesta sexta-feira (06), todos os presos custodiados no Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré, ambos localizados no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. O forte esquema de segurança para a transferência dos 1.063 internos mobilizou cerca de 250 policiais penais. A ação contou com três ônibus, duas vans, dois furgões e 17 viaturas. Durante a operação, foram apreendidos 80 aparelhos celulares.

A ação é uma das medidas de segurança tomadas pela secretaria após a descoberta, na última segunda-feira (02/09), de um túnel que seria utilizado para fuga.

"Trata-se de mais uma operação bem-sucedida da Polícia Penal, que trabalha para garantir a segurança das 51 unidades prisionais do Estado e coibir qualquer tipo de ação criminosa. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense", afirmou a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.

Após as obras, a penitenciária abrigará custodiados em regime semiaberto.

"Devido ao histórico de fugas envolvendo o Instituto Penal Vicente Piragibe, os internos foram transferidos para uma unidade que tem uma estrutura física que dificulta este tipo de ação criminosa. A unidade prisional permanecerá temporariamente interditada para adequações em sua infraestrutura para reforçar a segurança. O túnel será concretado e o diâmetro das tubulações da rede de esgoto será reduzido com o objetivo de impedir novas fugas", declarou o subsecretário-geral, Leonardo Franceschin.

Comunicar erro
Alerj