O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, transferiu, nesta sexta-feira (06), todos os presos custodiados no Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré, ambos localizados no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. O forte esquema de segurança para a transferência dos 1.063 internos mobilizou cerca de 250 policiais penais. A ação contou com três ônibus, duas vans, dois furgões e 17 viaturas. Durante a operação, foram apreendidos 80 aparelhos celulares.
A ação é uma das medidas de segurança tomadas pela secretaria após a descoberta, na última segunda-feira (02/09), de um túnel que seria utilizado para fuga.
"Trata-se de mais uma operação bem-sucedida da Polícia Penal, que trabalha para garantir a segurança das 51 unidades prisionais do Estado e coibir qualquer tipo de ação criminosa. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense", afirmou a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
Após as obras, a penitenciária abrigará custodiados em regime semiaberto.
"Devido ao histórico de fugas envolvendo o Instituto Penal Vicente Piragibe, os internos foram transferidos para uma unidade que tem uma estrutura física que dificulta este tipo de ação criminosa. A unidade prisional permanecerá temporariamente interditada para adequações em sua infraestrutura para reforçar a segurança. O túnel será concretado e o diâmetro das tubulações da rede de esgoto será reduzido com o objetivo de impedir novas fugas", declarou o subsecretário-geral, Leonardo Franceschin.