Operação contra lavagem de dinheiro mira esquema de transporte de drogas em ambulâncias
A ação tem objetivo de cumprir 33 mandados de busca e apreensão em cinco estados
A Polícia Civil realiza uma operação, nesta sexta-feira (6/09), contra investigados por envolvimento no crime de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico. Segundo investigações, o grupo usava ambulâncias como transporte de drogas. Ao todo, os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso.
A ação é realizada por meio da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, com o apoio de policiais civis dos outros estados.
O principal alvo, Alex Evangelista Mendes Silva, preso anteriormente por tráfico de drogas, é suspeito de liderar o esquema. Em uma ação da Polícia Civil, em 2021, um dos veículos de propriedade dele foi flagrado na Rodovia Presidente Dutra com meia tonelada de maconha
, que seria levada para comunidades da Zona Sul do Rio.
Ainda de acordo com as investigações, em um período de um ano, entre 2020 e 2021, o homem movimentou mais de R$ 6,4 milhões, quantia incompatível com seu patrimônio e atividade econômica. Os agentes apuraram que a rede de empresas e indivíduos ligados a ele formavam um complexo esquema de lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados brasileiros. Diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas com capacidade financeira também incompatível, sugerem o uso de laranjas para mascarar as operações ilícitas.
No geral, as ambulâncias eram usadas para transportar drogas disfarçadamente em comunidades controladas pelo tráfico de drogas no Rio.