Cedae e Inea unem forças para desassoreamento do Rio Macaé

A expectativa é remover aproximadamente 30 mil m³, o equivalente a retirada de cerca de 2.500 caminhões de material que contribui para o assoreamento do manancial

Por Conexão no Ar em 07/08/2024 às 13:59:24
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Cedae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram, na segunda-feira (5/8), as intervenções para limpeza das margens e do leito do Rio Macaé, no ponto de captação da água destinada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A medida faz parte do plano de contingência da Companhia para o período de estiagem, comum no inverno.

A expectativa é remover aproximadamente 30 mil de metros cúbicos (m³) - o equivalente a retirada de cerca de 2.500 caminhões de material que contribui para o assoreamento do manancial. Realizada por técnicos do Inea, a limpeza é fundamental para manter o fluxo de água e a capacidade de captação durante os meses mais secos.

"O plano de contingência adotado pela Cedae destaca a importância de ações preventivas para garantir a segurança hídrica, seja em períodos de estiagem ou para a preparação para épocas de maior consumo de água, que demandam o pleno funcionamento do sistema", afirma André Oliveira, gerente da Cedae na região.


A previsão é que o serviço seja concluído em 45 dias, fortalecendo a infraestrutura de captação e tratamento de água.

Comunicar erro
Alerj