Um dia depois de chover relatos de turistas contando que contraíram uma virose durante o Encontro Internacional de Motocicleta de Penedo 2024, a Prefeitura de Itatiaia informou que está investigando o aumento de casos e as causas da gastrointerite.
O evento reuniu pessoas de diversas regiões no último fim de semana, mas muitos turistas relataram que ficaram "presos" por não terem condições clínicas para viajar de volta para suas cidades. Nos três dias de evento, aumentaram os números de pessoas apresentando vômito, diarreia e febre. A principal suspeita é contaminação pela água.
Embora haja relatos de lotação nas unidades de saúde da cidade, a Prefeitura de Itatiaia negou que haja indício de surto. Em nota enviada na tarde desta terça-feira (06), informa que "de sexta-feira a domingo, foram registrados 136 casos na unidade de saúde de Penedo, que todos os pacientes foram devidamente atendidos e, para isso, o número de profissionais na unidade foi reforçado".
Organizadora do grupo motoclube Lets Hug, Sandra Martins, relata que começou a sentir os sintomas na noite de sábado. Ao procurar a UPA da cidade, lembra que encontrou um "caos generalizado".
"Precisei ir à UPA, e não tinha táxi. O gerente da pousada que me levou. Fila de mais de 100 pessoas, sem estrutura nenhuma. Depois, eu comprei a última caixa dos remédios prescritos. Não tinha mais, e a gente comprando isotônico para ver se melhorava. Ou seja, um apocalipse", contou Sandra.
Integrante do Moto Clube Tubarões de Cabo Frio, Carlos Cardoso ajudou a socorrer colegas e, como a UPA de Penedo estava cheia, disse que seguiu para Resende, a cidade vizinha. "Estavam aconselhando a nem escovar os dentes com a água da torneira", lembrou o motociclista.
De acordo com a Prefeitura de Resende, 286 pacientes com os sintomas foram atendidos nas unidades da cidade entre quinta e segunda-feira.
Mas há ainda pacientes internados em outros municípios. Segundo Cardoso, um dos integrantes do grupo precisou ser socorrido no caminho de volta a Cabo Frio e foi internado.
Ney Matogrosso teve crise e cancelou show em Penedo
No último dia 28 de julho, o cantor Ney Matogrosso cancelou sua apresentação em Penedo. A assessoria do Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pela organização do festival onde ele se apresentaria, afirmou que Ney já estava no local, mas não se sentiu bem e optou por não subir ao palco. Por coincidência ou não, ele teve uma crise de gastrointerite.