'Gosto de terra' na água em Campos pode estar sendo causado pela presença de Geosmina no Rio Paraíba do Sul

Apesar da substância, a água está própria para consumo e não causa riscos a saúde, garante empresa

Por Conexão no Ar em 27/07/2024 às 12:05:44
Foto: Reprodução InterTV

Foto: Reprodução InterTV

De acordo com moradores de diversos bairros da cidade, a água que sai das torneiras está com a cor amarelada, gosto e cheiro de barro. Um relato aponta que o problema já dura há dias.

"O que há, realmente, é a produção de um composto chamado Geosmina (produzido por algas). Sobre esse composto, não existe qualquer coisa, na literatura, que aponte efeitos toxicológicos na população humana, mas ele gera uma alteração no padrão organoléptico (sentido olfativo e também o sabor). O que a gente está vendo é se, junto com isso, não tem outras coisas. Mas, em relação a esse cheiro e o gosto, a substância não produz risco para a população", declara o pesquisador e professor titular do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Carlos Eduardo de Rezende, sobre a situação de odor e gosto forte em água de Campos.

Nessa sexta-feira (26), a concessionária Águas do Paraíba emitiu laudos que comprovam a ausência de Saxitoxina no rio. O Ministério Público do Rio de Janeiro acompanha o caso e já recebeu o relatório parcial.

Comunicar erro
Alerj