O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama manifestou publicamente seu apoio à pré-candidatura de Kamala Harris à Casa Branca, nesta sexta-feira (26/07). Ela se tornou o provável novo nome do partido Democrata, após o atual presidente dos EUA, Joe Bidem desistir de concorrer.
A eleição norte-americana está prevista para acontecer em 5 de novembro. A disputa será entre o ex-presidente republicano Donald Trump e um candidato do partido Democrata.
Apesar de Kamala ser a provável indicada, ela deve disputar a nomeação com o senador Sherrod Brown – o candidato oficial será definido em uma convenção de Chicago, marcada para 19 de agosto.
Obama e Kamala publicaram nesta manhã o mesmo vídeo em seus perfis na rede social X (antigo Twitter). A gravação mostra a pré-candidata recebendo uma ligação de Obama e sua esposa, Michele.
No post divulgado desta sexta, a ex-primeira dama chama a possível candidata dos democratas de "minha garota, Kamala" e afirma estar orgulhosa dela: "isso será histórico". Ela respondeu dizendo que o apoio e a amizade deles significa muito.
Ele também sugeriu que a conversa entre os teria acontecido há alguns dias, e que teriam afirmado à Kamala que ela seria "uma presidente dos EUA fantástica".
Essa foi a primeira vez que Obama apoiou Kamala publicamente. Porém, segundo a agência de notícias Reuters, ele já havia expressado total apresso pelo nome dela no particular – tanto que ambos mantinham contatos regulares toda semana.