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Ação Ordo

RJ alinha ampliação da tarifa social concedida por concessionárias

A medida busca tornar o preço competitivo, fechando as possibilidades para exploração ilegal dos serviços


Foto: Divulgação

A Ação Ordo ganha um passo importante para combater atividades criminosas. O Governo do Estado alinhou na última quinta-feira (18/07), junto às concessionárias Iguá, Águas do Brasil, Naturgy, Light, Oi e Claro, a ampliação da tarifa social para famílias de baixa renda. A medida busca tornar o preço competitivo, fechando as possibilidades para exploração ilegal dos serviços. Serão realizadas reuniões de trabalho para planejar e viabilizar a proposta, que poderá incluir a expansão de projetos sociais nas comunidades que fazem parte do cinturão da Ação Ordo.

"O monopólio da força é do Estado. Não vamos permitir que criminosos impeçam a atuação das concessionárias nas comunidades. Somos o garantidor desses serviços. Vamos combater o crime organizado cortando o braço financeiro que é essa exploração. A ação conjunta é um marco histórico para o Rio de Janeiro", declarou o governador Cláudio Castro.

Na reunião, o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, por determinação do governador Cláudio Castro, concedeu apoio às concessionárias, tanto para a melhoria dos serviços, quanto para questões regulatórias que possibilitem a redução da tarifa social.

"Os serviços prestados de maneira inadequada têm deixado um vácuo para que sejam explorados por criminosos. Muitas pessoas que vivem em áreas de baixa renda adquirem serviços clandestinos por falta de condições financeiras ou por se sentirem coagidos. O Estado está nessas áreas inibindo a atuação desses grupos, levando serviços legais e agora planejando soluções para que os serviços sejam acessíveis para todos. Assim vamos combater facções que só conseguem comprar armas porque se alimentam da exploração dessa população. A intenção do Estado é levar a ordem", disse o secretário de Segurança, Victor dos Santos.

Durante incursões da Ação Ordo para combater a exploração de serviços, a empresa de gás Naturgy realizou 100 vistorias e recuperou 58 medidores. Já a empresa de energia Light inspecionou 18 estabelecimentos, entre ferros-velhos, mercearia, loja de material de construção, mercado e igreja. O prejuízo da concessionária com os desvios foi estimado em mais de R$ 280 mil. A operadora de telefonia Oi reconectou mais de 600 clientes, apenas na Cidade de Deus, restabelecendo serviços e antenas. A Águas do Brasil identificou 75% de perdas nas áreas de atuação.

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