Águas do Rio dá início à obra de esgoto que beneficiará 44 mil famílias em São Gonçalo

Construção de nova rede coletora pretende evitar o despejo diário de cerca de 7 milhões de litros de esgoto no Rio Alcântara e na Baía de Guanabara

Por Conexão no Ar em 07/07/2024 às 08:51:16
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A concessionária Águas do Rio iniciou nesta sexta-feira uma obra de implantação de uma nova rede de esgoto, com o objetivo de atender cerca de 44 mil famílias em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Com o sistema em funcionamento, aproximadamente 7 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a três piscinas olímpicas, serão tratados para retornar à natureza dentro dos padrões de qualidade, segundo a concessionária.

A nova rede, de 3,4 quilômetros, será conectada às tubulações existentes e vai encaminhar o esgoto para a Estação de Tratamento São Gonçalo, no bairro Boa Vista.

Hoje existem redes coletoras, porém elas não estão conectadas a uma estação de tratamento. O destino do esgoto doméstico é o Rio Alcântara, poluindo um importante patrimônio natural da região. Além de conviver diariamente com o mau cheiro e a presença de insetos e ratos, moradores e comerciantes podem correr risco de contrair doenças com a água contaminada com esgoto.

Além disso, a água no Rio Alcântara chega à Baía de Guanabara, impactando outro ecossistema relevante.

"Trata-se de uma obra importante para o município e que pretendemos concluí-la até dezembro deste ano", ressaltou Diógenes Lyra, diretor-executivo da Águas do Rio.

Durante a obra, o trânsito e a rotina das avenidas Dr. Nilo Peçanha, na altura da Ponte Seca, e da Presidente Kennedy, próximo à Av. Dezoito do Forte, no Centro, poderão ser afetados. Além disso, a concessionária também disponibilizará um canal exclusivo para que a população acompanhe a obra e tire dúvidas (21 97199-2254).

Comunicar erro
Alerj