A Polícia Civil também faz uma grande operação nesta sexta-feira (28/06) nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. Durante a ação, dois moradores foram baleados nas imediações da Vila Cruzeiro. A corporação alega que tenta cumprir 4 mandados de prisão contra lideranças do tráfico de outros estados que se esconderam na Penha. No entanto, a Civil não informou quem seria os suspeitos.
Trinta e seis escolas estão fechadas e 3 unidades de saúde suspenderam as visitas domiciliares.
Desde o final da madrugada, moradores relatam uma intensa troca de tiros.
Carros blindados da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) percorrem vias da Penha e do Alemão.
Bandidos atearam fogos em várias barricadas para evitar que os policiais entrassem nas comunidades. Os criminosos também usaram caçambas de lixo e carros como trincheiras.
Escolas fechadas, mudança de itinerário de ônibus e atendimento à saúde comprometido
Por causa do confronto, 36 unidades de ensino dos Complexos da Penha e do Alemão suspenderam as aulas na manhã desta sexta. A Secretaria Municipal de Educação (SME) disse que no Complexo da Penha, 16 unidades escolares foram impactadas pelas operações.
Já no Complexo do Alemão, foram 20 unidades foram fechadas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que suspendeu as visitas domiciliares feitas por agentes da Clínica da Família Felippe Cardoso. Mas, que a unidade de saúde está aberta para funcionamento.
Já no Complexo do Alemão, as Clínicas da Família Zilda Arns e Valter Felisbino de Souza também suspenderam as visitas. As unidades estão funcionando normalmente.
Segundo a Rio Ônibus, por conta da operação, 9 linhas de ônibus que circulam na região estão com desvio no itinerário
Operações em outros pontos da cidade
O Morro da Mangueira, na Zona Norte, também é palco de uma operação nesta sexta. Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) — que comanda agentes do Batalhão de Choque (BPChq) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) — atuam na região.
Assim como no Alemão e na Penha, moradores relataram um intenso tiroteio na comunidade. Caçambas de entulho também foram utilizadas como barricadas e colocadas no meio da rua no interior da Mangueira.
Dois veículos blindados e um helicóptero estão sendo utilizados na ação. Não há informações de feridos.
*Reportagem em atualização