A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta quarta-feira (dia 26/06), uma operação contra uma organização suspeita de realizar fraudes previdenciárias na Região dos Lagos, no Estado do Rio. Participam da ação 28 policiais federais da Delegacia da PF em Niterói, que cumprem nove mandados de busca e apreensão em Araruama e Saquarema, para apreensão de documentos, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos.
A operação — batizada de Laços — tem com o objetivo desmontar o suposto esquema de utilização documentos falsos para a concessão irregular de benefícios da Previdência Social. Os suspeitos, que atuavam principalmente em Araruama, são acusados de fraudar requerimentos, transferências, reativações e desbloqueios junto ao INSS.
Segundo ao PF, a estimativa é que o grupo já tenha desviado cerca de R$ 1 milhão. Mas o prejuízo total estimado — caso a organização continuasse a agir — seria de aproximadamente R$ 20,5 milhões, considerando o pagamento contínuo dos benefícios fraudulentos e as tentativas de reativação dos já cessados por falta de retirada ou de comprovação de vida.
De acordo com as investigações, as apreensões de hoje podem ajudar a identificar outros envolvidos no esquema, facilitando a recuperar de valores.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa e uso de documento falso, segundo a PF.