Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Praia Bandeira Azul

Praias do Rio e Região dos Lagos concorrem em prêmio internacional pela primeira vez

Das 38 candidatas ao selo Bandeira Azul, 12 pertencem ao estado do Rio


Foto: Reprodução
Mais de 10 praias e duas marinas do estado do Rio foram indicadas ao prêmio internacional Bandeira Azul, na última quinta-feira (13). Destas, três estão concorrendo pela primeira vez, sendo elas a Praia de Grumari, na Zona Oeste da capital; a Praia de Tucuns, em Búzios; e a Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo, ambas na Região dos Lagos.

Das 38 praias brasileiras que foram selecionadas pelo Júri Nacional do programa, 12 pertencem ao estado do Rio. Além disso, a Marina Costabella e o Iate Clube de Santos, em Angra dos Reis, Região Sul Fluminense, são duas das 11 marinas escolhidas para concorrerem ao prêmio. Segundo os organizadores, foram recebidas 56 inscrições.

Após aprovação do Júri Nacional, que foi composto por representantes de diversas entidades, os locais agora serão avaliados pelo Júri Internacional, que se reunirá em setembro, em Copenhague, Dinamarca, para a decisão final. O resultado está previsto para ser divulgado em outubro, e a cerimônia da entrega nacional do selo Bandeira Azul acontecerá no dia 1º de novembro.

Confira a lista completa dos locais indicados do Rio de Janeiro

Praia de Tucuns, Armação de Búzios – RJ
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo – RJ
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Praia de Grumari, Rio de Janeiro – RJ (foto)
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ (Trecho Nelson Mandela)
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ

Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), EMBRATUR, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

Ao todo, são 38 critérios avaliados, incluindo qualidade da água, gestão ambiental e patrimonial, segurança, serviços e educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.

Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo, reconhecido mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. De acordo com os organizadores, a expectativa é que este número aumente significativamente na temporada 2024/25.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!