Bairro Presente da Polícia Militar completa três anos comemorando redução de roubos

O programa conta hoje com 60 módulos, operando em localidades da capital e do interior do estado

Por Conexão no Ar em 15/06/2024 às 08:04:57
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Concebido para aproximar os policiais militares das comunidades, o Bairro Presente da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro completou nesta sexta-feira (14/06) três anos de existência, comemorando um feito importante: os indicadores de roubo mais impactantes sofreram reduções expressivas nas localidades onde o programa foi implantado. A avaliação de desempenho baseou-se na média de todas as localidades atendidas no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado.

"Tão importante quanto a redução da incidência de roubos de rua, roubos de veículos, roubos a residência, por exemplo, é a sensação de segurança de moradores, comerciantes e frequentadores dos bairros patrulhados pelas equipes do Bairro Presente", comemorou o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, em mensagem enviada à cerimônia comemorativa do programa, na tarde desta sexta-feira, no auditório do Quartel General da Corporação.

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs), com base em dados do Instituto de Segurança Pública, quatro indicadores importantes sofreram queda nos primeiros quatro meses deste ano: - 22% de roubos de rua; -33% de roubos em residências; -32% de roubos de veículos; e -42% de roubos a estabelecimentos comerciais.

Lançado há três anos inicialmente em bairros da Zona Oeste da capital, o Bairro Presente conta hoje com 60 módulos, operando em localidades da capital e do interior do estado. Hoje há 2.078 policiais militares capacitados para atuar de forma especializada no programa.


Com duas viaturas com a logomarca do programa e quatro policiais, o Bairro Presente funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia. As equipes visitam associação de moradores, comerciantes, clubes, igrejas e demais instâncias de lideranças comunitárias, trocando informações para prevenir ações criminosas na localidade contemplada. Há, além das visitas, contato permanente entre a comunidade local com os policiais, via WhatsApp.

Nesses três anos, os policiais militares do Bairro Presente já realizaram mais de 33 mil visitas a estabelecimentos comerciais, residências e entidades representativas da localidade, como clubes, igrejas, associação de moradores, entre outras.



Comunicar erro
Alerj