A ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (3/6), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No total, 350 pessoas foram convidadas para a cerimônia, que ocorrerá na sede da Corte Eleitoral, em Brasília, às 19h. Na mesma ocasião, o ministro Nunes Marques será empossado vice-presidente da Casa.
A eleição de Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques ocorreu em 7 de maio, durante sessão plenária do TSE. Eles serão responsáveis por conduzir as eleições municipais de 2024.
A ministra assume a gestão da Corte no lugar de Alexandre de Moraes, que ocupou o cargo por dois anos. Esta é a segunda vez que Cármen Lúcia ocupa o posto. Em 2012, ela foi a primeira mulher a presidir o TSE.
Eleições 2024
Cármen Lúcia vai conduzir as eleições municipais deste ano. Estima-se que, em 6 de outubro, mais de 154 milhões de eleitores compareçam às urnas eletrônicas no país para escolher os novos representantes dos cargos de prefeito e vereador.
Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e fez mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).