Prefeitura marca licitação das barcas das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, mas adia as da linha Santos Dumont-Galeão

Interessados em operar o transporte aquaviário no Complexo Lagunar da Zona Oeste do Rio devem entregar as propostas no dia 4 de julho.

Por Conexão no Ar em 03/06/2024 às 08:36:34
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (3) o edital da concessão das barcas das lagoas da Zona Oeste, interligando Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Interessados devem entregar as propostas no dia 4 de julho.

Também nesta segunda-feira, a Secretaria de Coordenação Governamental anunciou que a licitação das barcas entre os aeroportos a licitação das barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão foi adiada indefinidamente.

A previsão é que as 16 linhas conectem áreas como Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá.

O atual edital estabelece que, dos 29 terminais, 5 devem ser de grande porte, com capacidade para 1.000 passageiros por hora. Esse será mais um modal de transporte público municipal, integrado com o Bilhete Único.

A estimativa é que o investimento total seja de R$ 100 milhões pela concessão de 25 anos. A prefeitura prevê que sejam transportados 80 mil passageiros por dia. A passagem será igual à tarifa dos ônibus municipais, de R$ 4,30.

A 1ª concorrência pública para selecionar a empresa responsável por instalar e operar o transporte aquaviário no Complexo Lagunar da Zona Oeste do Rio foi realizada em março, pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da prefeitura, mas não teve interessados.

A prefeitura ainda n]ao se manifestou sobre o motivo do adiamento a licitação da linha Santos Dumont-Galeão. Os envelopes deveriam ser entregues na próxima quinta-feira (6), e 3 grupos já tinham manifestado interesse.

O projeto previa barcas elétricas com capacidade para até 100 passageiros em um trajeto de 35 minutos entre os terminais. Como o Galeão não tem ligação direta com a Baía de Guanabara, ônibus fariam o caminho do píer até o aeroporto. A passagem não deveria custar mais de R$ 20.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google