A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.
Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, essa massa de ar frio continuará ganhando força e se expandindo ao longo da semana. Com isso, há previsão de geada desde a Serra do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, incluindo também a Serra e o Planalto de Santa Catarina, além da Serra da Mantiqueira de São Paulo e Minas Gerais.
Apesar do frio, no geral, o Centro-Sul permanecerá com tempo firme, exceto por chuvas fracas em partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais.
No sábado (1/06), a condição de geada diminuirá, concentrando-se mais ao sul, entre a Serra Gaúcha e o Planalto do Paraná. Já no domingo (2/06), as temperaturas devem subir um pouco, especialmente à tarde, mas o tempo ainda permanece firme.