Antenas parabólicas tradicionais podem ser trocadas gratuitamente na Baixada
Mais de 5 mil famílias da Baixada já garantiram o benefício
Moradores da Baixada Fluminense já podem - e devem - realizar a troca gratuita das antenas parabólicas tradicionais para o modelo digital. A substituição é necessária e está sendo estimulada porque em breve as tradicionais deixarão de funcionar e quem não estiver atualizado ficará sem o acesso à TV aberta. Mais de 5 mil famílias da região já garantiram o benefício.
A entidade 'Siga Antenado' é a responsável pela troca das antenas nas residências. Ela não tem fins lucrativos e oferece o serviço de maneira gratuita para famílias de baixa renda, que atendam alguns requisitos, como fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
Apesar de algumas famílias já estarem com o sinal digital, a procura pela troca num geral tem sido baixa em diversos municípios da Baixada. Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Seropédica estão entre as cidades da região com menor procura por agendamento junto à Siga Antenado. Apenas 751 das mais de 7,7 mil famílias desses municípios tiveram seus equipamentos substituídos. Vale lembrar que os agendamentos na Baixada Fluminense tiveram início em outubro de 2022.
Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site: sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Para agendar a troca, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Tanto o equipamento quanto a instalação são totalmente gratuitos.