Angra dos Reis sediará, neste final de semana, mais um importante evento cultural, o I Festival de Fanfarras da Ilha Grande (Figa). Na programação constam apresentações e oficinas gratuitas, a serem realizadas na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão.
De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivos expandir a cultura do neofanfarrismo, atrair turistas e movimentar a economia local em um mês de baixa temporada, além de inspirar a formação e dar visibilidade futura às bandas de fanfarra da região da Costa Verde.
Apoiado pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio e a da Ilha Grande, a primeira edição do festival contará com bandas consagradas e atuantes do Rio de Janeiro e São Paulo.
- O Governo do Prefeito Fernando Jordão tem investido muito numa política cultural para todos, e, nesse sentido, estamos realizando e apoiando várias ações na Ilha Grande. No Abraão, a Casa de Cultura Constantino Cokotós está com uma agenda repleta de atividades em parceria com os fazedores de cultura. O Encontro de Fanfarras é uma parceria com a Secretaria Executiva da Ilha Grande, um evento que vai levar alegria, entretenimento e cultura para moradores e turistas do Abraão - afirmou o secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques.
Fanfarra é o termo que designa uma banda musical que dispensa o uso de eletricidade e amplificação de som, composta predominantemente por instrumentos de sopro e percussão.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado - 25 de maio
Casa de Cultura Constantino Cokotós
11h - Oficina de confecção e toques de xequerê - Coletivo Semente das Cabaças.
14h - Oficina de ritmos populares para crianças - Rômulo Cardoso e Matheus Rebelo.
15h - Experimentação de Instrumentos - Fanfarra Calcinhas Bélicas.
Praça Cândido Mendes - 16h às 23h
Bloco Besame Mucho (saída da igrejinha em cortejo para a praça)
Calcinhas Bélicas
Unidos do Swing
Orquestra Voadora
Trombetas Cósmicas do Jardim Elétrico
Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara
Ataque Brasil
Domingo – 26 de maio
Casa Constantino Cokotós
10h – Café com violão – Yuri Mello
11h – Oficina de Percussão – Jamaica
12h – Oficina confecção e toques de xequerê – Coletivos Sementes de Cabaça