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Planos de Saúde

Governo notifica 20 operadoras de planos de saúde por ruptura unilateral de contratos

Secretaria Nacional do Consumidor cita aumento do número de reclamações e pede dados sobre idade e condição médica dos beneficiários


Foto: Reprodução

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou nesta sexta-feira (24/05) 20 operadoras de planos de saúde após verificar um aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos.

No documento, a Senacon cita uma elevação no registro de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) – um instrumento da Agência Nacional de Saúde (ANS) para intermediar disputas entre planos e beneficiários.

Foram notificadas as operadoras:

  • Unimed Nacional
  • Bradesco Saúde
  • Amil
  • SulAmérica
  • NotreDame Intermédica
  • Porto Seguro Saúde
  • Golden Cross
  • Hapvida
  • GEAP Saúde
  • ASSEFAZ
  • Omint
  • One Health
  • Prevent Senior
  • Assim Saúde
  • MedSênior
  • Care Plus
  • Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde
  • FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar
  • Abramge - Associação Brasileira de Planos de Saúde
  • Ameplan - Associação de Assistência Médica Planejada

Em nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) diz que recebeu a notificação e "está à disposição para contribuir com informações técnicas na busca por elucidar pontos importantes sobre as operadoras dos planos de saúde e às regras a que estão submetidas".

"A entidade reafirma seu compromisso institucional na busca pela sustentabilidade do setor de saúde suplementar, que tem como objetivo oferecer atendimento eficiente e de qualidade ao beneficiário", diz a Abramge.

Na notificação, a secretaria dá prazo de 10 dias para as operadoras informarem:

  • o número de cancelamentos unilaterais realizados por cada empresa em 2023 e 2024; os motivos para os procedimentos; quantos, entre os beneficiários atingidos, estavam em tratamento e exigem assistência contínua de saúde; quantos, entre os atingidos, eram idosos ou portadores de transtornos globais de desenvolvimento; qual a faixa etária dos clientes que tiveram as apólices canceladas.

A Senacon cita as "situações de vulnerabilidade" de consumidores que são comunicados em um espaço curto de tempo, "o que impossibilita aos consumidores buscarem alternativas para a situação".

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