Os passageiros das barcas que ligam Niterói ao Rio, tanto da linha Arariboia x Praça XV quanto da Charitas x Praça XV, vão poder pagar uma tarifa mais barata em breve. Apesar de ainda não ter uma data específica para este reajuste, a novidade foi divulgada nesta semana, pelo Secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, junto de Rodrigo Neves, ex-prefeito da cidade da Região Metropolitana.
Em vídeo publicado nas Redes Sociais, Neves e Reis informaram que a redução é uma das exigências presentes no novo edital de concessão do transporte, que "está sendo elaborado pela Secretaria de Transportes e será realizado no segundo semestre deste ano."
O novo preço ainda não foi informado. Atualmente, a tarifa da barca de Charitas é de R$ 21,00, enquanto a da Praça Arariboia custa R$ 7,70.
Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a proposta de licitação para a próxima concessão prevê a inclusão da linha social Charitas x Praça XV, trazendo uma opção mais barata aos passageiros, prevista em lei.
Em 2021, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negou uma ação da Procuradoria-Geral do Estado do Rio (PGE-RJ) que pedia a anulação da tarifa social dos catamarãs que faziam a travessia. Com a decisão, a lei segue valendo e tanto o governo quanto a concessionária que administrará o serviço terão que cumprir a medida e estabelecer critérios para que a norma esteja presente no próximo edital de concessão do serviço.
A CCR Barcas deixará de administrar o trecho em fevereiro de 2025 após várias disputas judiciais com o governo.