Prefeitura de Belford Roxo realiza mutirão de doenças respiratórias

Ação continuará até quinta-feira (23/05)

Por Conexão no Ar em 22/05/2024 às 09:46:57
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Belford Roxo em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, realizou na segunda-feira (20/05), o primeiro dia do mutirão para doenças respiratórias por meio do exame de Espirometria, na Policlínica de Areia Branca. A ação continuará até a quinta-feira (23/05).

Através da Espirometria, também conhecido como "exame do sopro", avalia a função pulmonar e tomografia do pulmão, para que dessa forma seja realizado a análise para o diagnóstico de doenças respiratórias. Para a realização do exame, é preciso passar por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que farão o encaminhamento à avaliação, caso seja necessário.

Na unidade de saúde, os pacientes passarão pela triagem com médicos e enfermeiros da atenção básica para então partirem para o exame técnico de espirometria. Se houver a necessidade, de uma tomografia ou de uma consulta com a pneumologista, o paciente pode receber uma prescrição médica ou ser encaminhado para vacinação. Ele retornará à atenção básica para outra verificação, podendo ser liberado para outra especialidade. Em alguns casos o paciente já sai com uma guia LME (Laudo de Medicamentos Especializados) para pegar os medicamentos na farmácia estadual.

A pneumologista Roberta Gomes explicou sobre a importância do mutirão. "Nós buscamos fazer o diagnóstico de pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), pois quase 45% das pessoas só descobrem que têm alguma doença quando é hospitalizada", frisou. "Então, aqui nós os avaliamos para que eles, após serem diagnosticados, possam iniciar algum tratamento o quanto antes", finalizou Roberta.

Comunicar erro
Alerj