Japeri dá mais um passo para a descentralização do atendimento à Tuberculose

A cidade terá duas Unidades Básicas de Saúde como piloto da nova estratégia de enfrentamento à doença

Por Conexão no Ar em 21/05/2024 às 18:00:23
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

O Programa de Descentralização da Tuberculose já vem sendo discutido pela Prefeitura de Japeri, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses/RJ), desde 2023. Na semana passada, o encontro teve mais uma etapa que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e apresentou as unidades que irão receber o plano piloto da nova estratégia de enfrentamento à doença.

As Unidades Básicas de Saúde de Nova Belém, em Japeri, e Delamare, em Engenheiro Pedreira, foram escolhidas para dar início ao projeto que foi desenvolvido sob a ótica da importância do tratamento estar mais próximo da população e considerar ainda características de vulnerabilidade.

"Com o tratamento nos territórios, onde há as incidências da doença, vamos evitar o deslocamento do paciente para o Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira, onde está a sede do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, evitando a circulação da doença; e diminuindo os índices de abandono dos cuidados por demandas sociais", disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, ao lado da gestora da Atenção Básica, Helen Santos.

Segundo Helen, há uma necessidade de capacitação dos colaboradores da ponta e uma desmistificação em toda a rede sobre as formas de contaminação e manejo da doença. "Com a descentralização em etapas vai ser mais fácil derrubar medos e tabus, e fazer o preenchimento desse vazio sanitário que é muito importante. Vai ser com esse plano piloto que vamos capacitar as nossas equipes e preparar os territórios para desmistificar desde as formas de contágio, sintomas e o próprio tratamento", relatou.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google