O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) devido a más condições climáticas, informou a TV estatal iraniana.
A agência de notícias da República Islâmica (IRNA) afirmou que o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. Veja no vídeo acima o momento em que a televisão iraniana reportou sobre o acidente.
O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã conseguiu limitar a área de busca em um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, afirmou que dois dos membros da comitiva do presidente se comunicaram com as equipes de resgate, o que indicaria que o acidente não teria sido grave.
Um oficial iraniano afirmou à Reuters que "estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes"
Já o líder supremo iraniano, Ali Khamenei disse que as pessoas não devem ficar ansiosas ou preocupadas e que "a gestão do Estado do Irã não será afetada" pelo acidente. Também viajavam o helicóptero: Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã; Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.
Segundo o ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, informou à TV estatal do país, as equipes de resgate podem "legar algum tempo" para chegarem ao helicóptero, devido às condições climáticas adversas que se apresentam na região.