A Prefeitura de Queimados preparou um final de semana para levar muitos serviços aos moradores do bairro Jardim da Fonte. Neste sábado (18), quatro programas do governo municipal estacionaram na Rua Cely Maria: Saúde para todos, Carreta da Saúde, Prefeitura na Rua e Mutirão de Limpeza. Ao todo, mais de 4 mil atendimentos foram realizados.
Na saúde foram oferecidos mais de 20 serviços como consultas, vacinação, coleta de preventivo, regulação de exames, ultrassom, raio-x, mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma, doppler vascular, aferição de pressão, cartão do SUS, testagens rápidas, orientações sobre programas, entre outros.
O objetivo do programa é levar os serviços do poder público para perto da população. E quem aproveitou o sábado de sol e garantiu a consulta médica da pequena Franciele Efigênio, de 5 anos, foi a dona de casa Valéria dos Santos: "Estou achando muito bom isso aqui. Hoje ficou muito mais fácil levar minha filha para se consultar com o médico e solicitar alguns exames. Está me beneficiando e também a várias pessoas", disse.
Além dos serviços de saúde, o mutirão de limpeza levou para o bairro retirada de entulho, desentupimento de esgoto, roçagem, patrolamento, iluminação pública, limpeza de bueiros, entre outros. A Prefeitura na Rua também levou outros serviços do governo municipal para a região, como inscrição no CadÚnico, isenção de documentos, vacinação contra a raiva para animais, emissão da carteira do autista.
O prefeito Glauco Kaizer falou sobre a ação: "O Jardim da Fonte é um bairro importante em nossa cidade e tem uma densidade populacional enorme. Precisamos levar os serviços aos fins de semana para o cidadão que, geralmente, trabalha durante os dias úteis também tenha acesso aos serviços", destacou.
Exame médico no bairro
A carreta da saúde fez parada no bairro. Desde as primeiras horas da manhã, o equipamento realizou cerca de 200 exames. O objetivo da unidade móvel é zerar a fila de espera por exames médicos. Quem estava há algum tempo esperando pela ultrassonografia da mão é a queimadense Marina Soares, de 70 anos. Para a moradora que já saiu com exames na mão, a iniciativa da gestão municipal é assertiva.
"Muito bom chegar aqui, ser atendida com muito respeito e carinho e conseguir realizar o exame com tranquilidade. Isso está ajudando muitas pessoas. Espero que continue em outras regiões", explica a aposentada. A secretária municipal de Saúde, Betânia Pessoa, disse que o objetivo é percorrer outras regiões da cidade: "A meta principal é zerar a fila, por isso tomamos duas medidas: a primeira é que a carreta vá até perto do morador para que ele se desloque o menos possível para ir até o local de exame; o segundo é o atendimento acontecer aos finais de semana", enfatizou.