Se até mesmo para adultos é um desafio explorar suas emoções e compreender as dos outros, imagine para crianças de 4 e 5 anos? Em Queimados, na Baixada Fluminense, o professor Rafael Crizanto, da rede municipal, está usando uma abordagem inovadora para lidar com as questões emocionais e familiares de seus alunos da Educação Infantil. Através da releitura do clássico "Os Três Porquinhos", o docente promoveu a reflexão e desconstrução de estereótipos e conquistou o Prêmio Professor Porvir - principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil -, como "Melhor Projeto de Educação Socioemocional".
Durante uma semana, na Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins, o projeto "Do meu lugar ao lugar do outro", tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar a leitura, escrita e desenho - mergulhou nas experiências das crianças. O professor apresentou diferentes versões da história "Os Três Porquinhos", com a contraposição das obras "Os Três Lobinhos e o Porco Mau" e a "A Verdadeira História dos Três Porquinhos".
Na história original, conhecida pelos pais e alunos, o lobo era um ser malvado, estranho, feio e se sentia superior a todos os seres da floresta, enquanto os porquinhos eram as vítimas. Os alunos se identificaram com as atitudes e aparências dos porquinhos. Já na leitura da segunda história, de acordo com o professor, o processo de desconstrução teve início, pois as vítimas dessa vez eram os lobinhos, que cresceram sem mãe, sozinhos, indefesos e só tinham um ao outro para confiar e se proteger.
"Os alunos foram incentivados a refletir sobre as emoções dos personagens e a relacioná-las com suas próprias experiências familiares. Essa dinâmica causou uma série de reações em minha turma, seja pela identificação de ausência da mãe, do pai ou pela desassistência vivenciada. Após essa leitura com dramatização, realizou uma atividade voltada à empatia com perguntas direcionadas às crianças em forma de reflexão", disse o professor Rafael.
O terceiro livro "A Verdadeira História dos Três Porquinhos", de Jon Scieszka, lançado em 1993, narra uma história mais lúdica com o lobo mau, chamado de Doutor Alex, contando seu ponto de vista sobre todos os fatos e explicando os motivos pelo qual foi até a casa dos porquinhos. "Essa versão rendeu ainda mais perguntas, pois o resultado da narrativa trouxe à tona as atitudes dos personagens, e as crianças estranharam a fala do lobo, que funcionava como justificativa dos seus atos", relata o docente.
COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES?
De acordo com o professor Rafael Crizanto, ao final do projeto foi possível notar os resultados, com os alunos demonstrando maior compreensão das emoções, empatia e uma visão mais crítica dos estereótipos presentes na história e na sociedade. "Criei um ambiente para que as crianças se sentissem seguras para expressar seus sentimentos e aprender a se colocar no lugar do outro. Enquanto educador consigo ver uma grande demanda emocional entre os alunos e é nosso papel ajudá-los a lidar com suas emoções e a entender melhor as relações familiares", explica o professor.
Com esse trabalho desenvolvido em sala de aula, o docente foi finalista do Prêmio Professor Porvir na categoria Educação Socioemocional. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo. "Para um professor da escola pública receber o Prêmio Professor Porvir é reconhecer que a educação pública é a educação do futuro. É verificar que as práticas de ensino e os campos de experiências são dinâmicas de aprendizagem que caminham junto à educação que queremos para a geração que em breve assumirá a comunidade. O projeto tornou-se uma prática inspiradora e será replicada em tantas outras unidades escolares em todo o país", disse o professor Rafael.