Com a previsão de novas chuvas no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil Estadual estima que o nível do rio Guaíba chegue a aproximadamente 5,5 a 5,6 metros em Porto Alegre já nesta terça-feira (14/05). A projeção é ainda maior que o recorde anterior, quando o rio alcançou os 5,33 metros no dia 6 de maio.
Segundo o órgão, a estimativa foi feita de acordo com os modelos analisados ao longo desse domingo (12/05). O rio vai voltar a subir em função dos altos volumes de chuva nas últimas 48 horas em todo o estado. A Defesa Civil afirma que praticamente todos os grandes rios do Rio Grande do Sul apresentam tendência de elevação.
O perigo é que os níveis dos rios devem subir rapidamente e superar as cotas de inundação, especialmente nas bacias dos rios Caí e Taquari, e posteriormente chegando no Jacuí (chamado de Guaíba na capital gaúcha). Nos rios Gravataí e Sinos a expectativa é de elevação, mas as águas também devem descer rumo ao Guaíba.
Por isso, com a chegada das águas dos seus afluentes, a previsão é que o Guaíba alcance um pico de 5,5 metros. A cheia do Guaíba também é agravada pelo vento sul, que corre em direção ao continente. Os ventos acabam represando as águas no delta do rio, não deixando que elas escoem para o mar.