A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou um levantamento juntos aos consumidores e constatou que eles pretendem gastar em média R$ 240 em compras para o Dia das Mães. A pesquisa também revelou que 97% dos entrevistados confirmaram que pretendem celebrar a data especial de alguma maneira.
Esses números estão alinhados às expectativas criadas pelos supermercados, no Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa da ASSERJ, o setor aguarda um crescimento médio de 8% em vendas para a data comemorativa. "Estamos com uma grande expectativa, sim, acreditamos muito nessa data extremamente importante para o setor, principalmente, pelo cenário econômico atual", avaliou Adelino Lopes, presidente da Rede Economia, ao comentar sobre as expectativas.
Ainda segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados farão uma refeição especial para celebrar em família. A procura pelos ingredientes para compor o almoço ou o jantar oferecido em homenagem às suas mães, interessam para a movimentação dos supermercados, que apostam alto em promoções.
Segundo a ASSERJ, as tradicionais refeições do domingo de Dia das Mães terão, em primeiro lugar, a carne bovina (45%) como a opção mais procurada, seguida do frango (16,6%), peixes ou frutos-do-mar (8,7%) ou carne suína (3,7%). Em 12,4% das respostas, a refeição será composta por um algum prato não citado acima, e em 0,5% serão pratos vegetarianos ou veganos.
"O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Essa movimentação de aumentar o estoque e o mix de produtos estimula o consumo, e atrai o cliente até o supermercado para fazer suas compras e escolher um presente ou ingredientes para uma celebração especial", afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.