O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (6) o decreto legislativo que visa reconhecer o estado de calamidade pública do estado do Rio Grande do Sul e os municípios atingidos pelas fortes chuvas. A iniciativa, assinada na tarde de segunda-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende dar celeridade para a liberação de ajuda federal ao RS e aos municípios afetados pelas fortes chuvas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pregou a pacificação política e afirmou que o momento é de união nacional para apoiar o Rio Grande do Sul. "Que o parlamento possa dar as respostas para desburocratizar, facilitar e atender e apaziguar o sofrimento de um povo que está passando um momento de muitas dificuldades", afirmou ele. Antes da votação, Lira chegou a pedir aos parlamentares que evitassem debates ou falas que fugissem do tema.
A previsão é a de que o decreto legislativo seja submetido à votação no Senado Federal, na terça-feira (7). Após a aprovação nas duas casas, o governo federal pretende editar uma medida provisória com a liberação de crédito extraordinário para o Rio Grande do Sul.