Festa do Bonfim vai agitar o fim de semana em Angra

Festejos misturam programação religiosa e musical gratuitamente

Por Conexão no Ar em 01/05/2024 às 12:16:59
A capela do Senhor do Bonfim foi erguida em 3 de maio de 1780 Crédito: Francinete Fróes

A capela do Senhor do Bonfim foi erguida em 3 de maio de 1780 Crédito: Francinete Fróes

A tradicional Festa do Senhor do Bonfim terá início na quinta-feira, 2 de maio, e celebrará seu 244º aniversário neste ano. Até domingo, dia 5, a comunidade do Bonfim, localizada na Estrada do Contorno, desfrutará de uma extensa programação religiosa, incluindo missas e procissão, além de comidas típicas, pau de sebo e shows.

Durante os três dias de tríduo - exercícios religiosos que se repetem ou prolongam por três dias - haverá missas às 19h na igrejinha do Bonfim, nos dias 2, 3 e 4. A Secretaria de Cultura e Patrimônio fornecerá apoio aos fiéis, oferecendo transporte gratuito por meio de embarcações com saída às 18h do cais do Bonfim.

O domingo da Festa do Senhor do Bonfim será repleto de atividades. Às 5h30, haverá uma penitência pelas ruas do bairro, seguida por uma alvorada com a banda do Colégio Naval às 6h. Às 10h será realizada a grande missa festiva, com o translado da imagem do Senhor do Bonfim às 16h, seguida por uma procissão pelas ruas do bairro.

As atrações musicais da festa incluem Jefinho e Banda Católica no dia 2 (quinta-feira), Banda Católica e Aglomerou no dia 3 (sexta-feira), Banda Sonorus e Banda Kulha no dia 4 (sábado) e Banda Sereno e Pagode do Pablito no dia 5 (domingo).


FESTA E LENDA

A festa do Senhor do Bonfim está relacionada a uma lenda que conta a história de um pescador que encontrou uma imagem de Cristo Crucificado em uma pedra na enseada Batista das Neves. Após entregá-la a um frei, a imagem misteriosamente retornou ao local onde foi encontrada por três dias consecutivos. Diante dessa ocorrência, uma capela foi construída no local e a imagem permanece lá até os dias de hoje, voltada para a pedra onde foi encontrada.

Comunicar erro
Alerj