O cais da praia do Provetá, na Ilha Grande, está sendo totalmente reformado após ter sido destruído por ressacas recentes. A obra, executada pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, vai beneficiar diretamente cerca de 1.300 moradores, além dos turistas que visitam a localidade durante todo o ano.
Como não havia condições de recuperar parcialmente o cais, a estrutura está sendo completamente refeita. Estão sendo colocadas novas estacas, nova fundação e 100% do madeiramento será trocado.
Como só existe esse cais para atender aos moradores, pescadores e turistas no Provetá, ele continua em uso mesmo durante a obra. Uma parte está sendo utilizada e a outra foi interditada para a reforma. Conforme o serviço avança, a área aberta ao público vai sendo ampliada.
E também foi dado início à construção de um novo píer na Costeirinha. Com financiamento do Governo Federal e recursos municipais, o projeto está orçado em R$ 700 mil e tem previsão de conclusão para outubro de 2024.
O píer, que ocupará uma área de 150 m², com 5 metros de largura e 30 metros de comprimento, será construído em concreto armado e contará com um mirante acessível. A estrutura incluirá bancos de madeira, guarda-corpos em inox e escadas de acesso ao mar. Importante ressaltar que o local não será destinado à atracação de embarcações.
Durante a construção, a área estará isolada por tapumes, com acesso restrito a pessoas autorizadas.