Novo tratamento para hemofilia Ă© aprovado no Brasil

Terapia gĂȘnica contra a hemofilia A age no controle de sangramentos recorrentes, dolorosos e, muitas vezes, debilitantes

Por Conexão no Ar em 17/04/2024 às 09:24:35
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) aprovou recentemente o Roctavian (valoctocogeno roxaparvoveque), terapia gĂȘnica da empresa Biomarin Brasil FarmacĂȘutica Ltda para o tratamento de pacientes adultos com hemofilia A grave. Trata-se de um tratamento inédito, administrado em uma Ășnica dose, por infusão intravenosa, que age no controle de sangramentos recorrentes, dolorosos e, muitas vezes, debilitantes.

"A hemofilia é uma das poucas doenças para as quais jĂĄ existe a terapia gĂȘnica. Esse tipo de tratamento é muito promissor contra a doença, mas ainda estĂĄ longe do uso na prĂĄtica devido ao alto custo", explica o hematologista Antônio Brandão, da BP - A BeneficĂȘncia Portuguesa de São Paulo.

A hemofilia é uma doença genética caracterizada pela falta de proteĂ­nas necessĂĄrias para a coagulação do sangue. Pacientes com hemofilia A tem deficiĂȘncia na produção do fator de coagulação VIII, enquanto aquelas com hemofilia B, tĂȘm déficit do fator IX. Sem essas proteĂ­nas, elas estão sujeitas a sangramentos constantes, sobretudo nos casos mais graves, quando a produção natural dos fatores é Ă­nfima.

O tratamento atual da doença consiste na administração periódica desses fatores de coagulação. De acordo com a Secretaria de Atenção Especializada à SaĂșde, do Ministério da SaĂșde, um paciente com hemofilia A grave chegue a realizar de 100 a 150 infusões por ano. O novo medicamento consiste em um vetor viral que transporta um gene terapĂȘutico para o Fator VIII de coagulação, isso permite que o corpo produza esse fator por conta própria, reduzindo a necessidade de profilaxia contĂ­nua.

Comunicar erro
Alerj