VLT deverá contar com vagão exclusivo para mulheres nos horários de maior movimento
Concessionária terá dois meses para se adaptar
As passageiras do VLT Carioca passarão a contar com um vagão exclusivo para viajar nos horários de pico. A novidade está no decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado na edição desta terça-feira (16/04) do Diário Oficial do Município,
O espaço será exclusivo para mulheres nos dias de semana, exceto feriados, entre 6h e 10h e de 17h às 20h, conforme destacado no escopo da lei. O vagão deve ser identificado com a cor rosa, "com dizeres 'VLT - exclusivo para mulheres' nas partes laterais."
Ainda de acordo com o decreto, as passageiras poderão utilizar um dispositivo de comunicação, disponibilizado no transporte, para alertar a presença de homens no horário proibido. A multa para a infração será de R$ 50.
A lei, de autoria dos vereadores Átila Nunes e Rafael Aloísio Freitas (PSD), entrará em vigor em dois meses. Vale ressaltar que o trem e o metrô já possuem vagões semelhantes.
Na semana passada, as quatro linhas do VLT passaram a circular a partir das 5h. O funcionamento vai até meia-noite. A passagem custa R$ 4,30, podendo ser adquirida nas estações, que também contam com máquinas de autoatendimento para consulta de saldo, desbloqueio e validação de recarga on-line do Riocard e Jaé.