Oferecido há 60 anos pelo Corpo de Bombeiros no estado do Rio, o Projeto Botinho vai voltar em janeiro de 2024, em praias de diversos municípios fluminenses. É uma espécie de colônia de férias para crianças e adolescentes, mas, que contém diversas atividades educativas, como prevenir afogamentos e preservar o meio ambiente. As inscrições começam a partir do próximo dia 4, a partir das 8h, através do site https://www.cbmerj.rj.gov.br/.
O projeto será realizado entre os dias 15 e 26 de janeiro nas praias e todos os anos reúnem centenas de crianças e adolescentes. Só foi interrompido durante a pandemia da Covid-19. Em Maricá, as atividades serão realizadas nas praias de Itaipuaçu (Avenida Beira Mar, s/nº, próximo à Rua 1) e na de Ponta Negra (Avenida Litorânea, s/nº, Centro).
Em Maricá, o projeto é promovido pelo quartel do 4º GMAR (Itaipu), que tem parceira com o Sesc. A colônia de férias, que acontece sempre durante o verão, tem três turmas, divididas por idades (Golfinho, Moby Dick e Tubarão).
Em Niterói, o projeto também está sob responsabilidade do 4º GMAR e é realizado nas praias de Itaipu, na altura da Praça Doutor Viçoso Jardim e na de Piratininga (Av. Almirante Tamandaré, em frente ao nº 97).
Em Saquarema, organização é do DBM 1/27 e as aulas serão na Praia da Vila, na Avenida Ministro Salgado Filho, 148.
As aulas contam com atividades físicas na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros socorros e conservação ambiental, além de muito aprendizado e diversão.
Este ano, o projeto, que oferece a maior colônia de férias gratuita da América Latina, vai beneficiar 5 mil crianças no estado, mil a mais do que nos anos anteriores. A inscrição online também é uma novidade.