O Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil realizam uma operação contra suspeitos de fraude na prefeitura de Japeri, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (11). O principal alvo da ação é a prefeita Fernanda Ontiveros (PT).
Por volta das 8h, os policiais estavam na casa da prefeita realizando buscas. Durante a ação, os policiais encontraram uma arma na casa de um secretário da prefeitura, que foi conduzido para a Cidade da Polícia.
De acordo com o MPRJ, licitações feitas pela Prefeitura de Japeri apresentam indícios de que estão sendo feitas com o uso de documentos falsos.
Os agentes saíram para cumprir 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Japeri e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e na Ilha do Governador, no Rio.
As licitações são pra obras de praças e espaços públicos e manutenção de prédios escolares e da Secretaria de Saúde da cidade.
Os crimes investigados são: crimes em licitações, falsificação de documentos e organização criminosa. O nome da operação, Fictus, significa falso em latim.
A investigação aponta suspeita de crimes praticados por políticos com foro privilegiado por prerrogativa de função e, por esse motivo, quem conduz a investigação é o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.