A edição desta semana do Panorama da Covid-19, boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) que analisa os indicadores precoces da doença, mostra que a taxa de positividade dos exames para Covid regrediu ao menor patamar em 2024. Os indicadores de testes rápidos (antígeno) e o de RT-PCR estiveram abaixo dos 9% entre as semanas epidemiológicas 11 e 12, período compreendido entre os dias 10 e 23 de março. De acordo com a análise feita pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da secretaria com base nos resultados laboratoriais do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), os atendimentos por síndrome gripal nas UPAs, tanto de adultos quanto os pediátricos, permanecem aumentados devido à circulação do vírus da Influenza A.
"Temos notado uma mudança na circulação viral por três semanas consecutivas. Nosso monitoramento indica que, neste momento, a demanda pelo atendimento por síndrome gripal está sendo provocada, principalmente, pela Influenza. Nossa orientação, neste momento, é confiar nas vacinas, que já salvaram muitas vidas, e colocar em dia a vacinação, seja contra a Covid, seja contra a gripe", explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello
No período analisado na atual edição do boletim, houve tendência de aumento na solicitação de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente nas faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e de pessoas acima dos 80 anos.
A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da adesão à campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 25 de março. A secretaria recomenda ainda que os grupos mais vulneráveis a infecções respiratórias, como crianças e idosos, também mantenham as doses de reforço contra a Covid-19 em dia para evitar casos graves e óbitos. As vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.
O Panorama da Covid-19 está disponível no Painel Monitora, no site de Secretaria de Estado de Saúde, no link monitorar.saude.rj.gov.br/