Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Região Metropolitana

Cedae interrompe abastecimento de água de SG e Niterói por possível contaminação

Ainda não há um prazo para que o sistema volte ao normal


Foto: Reprodução Internet

A Cedae paralisou a operação do Sistema Imunana-Laranjal nesta quarta-feira (3/4), às 5h59, em razão de alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação. A contaminação foi identificada como sendo por tolueno.

O tolueno é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico. É altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. A substância é produzida na fabricação de gasolina. É comumente utilizado como matéria-prima de solventes orgânicos em colas e tintas, além de estar presente na borracha; colas e adesivos para ajudar a secar, dissolver e diluir outras substâncias; diluentes de tinta; limpadores de pincéis, esmaltes; removedores de manchas.

A suspensão da operação completou mais de 30 horas, e moradores de diversos bairros de São Gonçalo e Niterói já relatam torneiras secas.

O ramal da Cedae também atende Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá, na capital.

A Cedae monitora, de hora em hora, a qualidade da água, por meio do Laboratório Biológico de Rastreamento Ambiental (Libra). Na quarta-feira, os níveis de tolueno medidos foram de 59 micrograma/l. A resolução Conama 357 permite 2 micrograma/l e a Portaria de Potabilidade 888 permite 30 micrograma/l.

De acordo com uma nova medição realizada na manhã desta quinta-feira, o nível do contaminante baixou um pouco. Mas, para garantir a segurança das pessoas, o sistema só será reaberto quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano.

A Companhia acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e uma equipe de emergência está no local. A Cedae e o Inea tranquilizam a população de que não há risco de a substância chegar às residências, porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano.

Ainda não há um prazo para que o sistema volte ao normal. Por isso, a orientação é para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!