No primeiro dia útil de funcionamento do Corredor Transbrasil, ligando o Terminal de Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Gentileza, no Centro do Rio, com as faixas seletivas da via expressa, motoristas e motociclistas foram flagrados tentando enganar os agentes para evitar multas.
A partir de agora, as duas faixas seletivas da Avenida Brasil são destinadas da seguinte maneira:
De acordo com a prefeitura, quem for flagrado nestas faixas vai pagar multa de R$ 293,47.
Somente nesta manhã, centenas de multas foram aplicadas nos motoristas que se acham "espertos" usando sinalização de veículos oficiais.
Por conta do início da nova operação, a Avenida Brasil teve registros de trânsito com retenções às 7h. De acordo com o Centro de Operações Rio, às 7h, o congestionamento era de 73 km. Nas últimas três semanas, a média era de 62 km. O maior pico foi às 7h30, quando o fluxo lento chegou a 81 km.
Funcionamento
O funcionamento da Transbrasil, o quarto corredor de BRT implantado na cidade, está programado para ocorrer das 10h até às 15h, todos os dias da semana, com tempo estimado de viagem de 40 minutos.
O custo da obra do corredor Transbrasil chegou a quase R$ 2 bilhões, sendo pouco mais de R$ 1 bilhão da Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 115 milhões do BNDES, e o restante foi pago com recursos do próprio município.
O prefeito Eduardo Paes, que participou da primeira viagem dos articulados nesta segunda, lembrou que a operação vem acontecendo gradualmente desde o final de fevereiro deste ano.
Ele enfatizou que agora, o cidadão vai poder sair do centro da cidade, de BRT, e ir até Santa Cruz, na zona oeste.
O BRT Transbrasil é o quarto corredor implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade.
Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes.