O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para capacitação de segurados em programa de reabilitação profissional. O objetivo é reinseri-los no mercado de trabalho. Ao todo, serão oferecidas 183 opções de cursos profissionais e técnicos, com 2.400 vagas para os beneficiários do INSS que moram no Estado.
O contrato foi assinado pelo superintendente regional do INSS no Rio de Janeiro, Marcos Fernandes, e pelo presidente do Conselho Regional do Senac no Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior. A parceria passa a valer a partir de fevereiro de 2024 e possui vigência até agosto de 2026, podendo ser prorrogada futuramente.
A Reabilitação Profissional é o programa do INSS para reinserção e readaptação do trabalhador que recebe o auxílio-doença e está impossibilitado de realizar as suas atividades habituais. São oferecidos cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço ou fornecimento de próteses ou órteses para aumentar a autonomia no dia a dia dos reabilitados, facilitando a reinserção no mercado de trabalho com novas atividades laborais.
Atualmente, aproximadamente 16 mil segurados do INSS são beneficiados com o programa de Reabilitação Profissional da Superintendência Sudeste III. Os cursos profissionalizantes são destinados exclusivamente aos segurados que fazem parte do programa de Reabilitação Profissional. Assim, para participar da capacitação, a pessoa deve requerer o benefício por incapacidade e passar pela perícia médica do INSS, que o encaminhará para a reabilitação profissional, quando necessário.
Ao participar do programa de reabilitação, o segurado será acompanhado por um profissional de referência, que presta atendimento individual e avalia a necessidade de encaminhamento ou não para inscrição no Senac.