Escola abandonada há uma década em Queimados passa por reforma

Obras se iniciaram em 2024 e nova unidade atenderá 900 alunos

Por Conexão no Ar em 27/03/2024 às 10:36:45
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após mais de 10 anos abandonado, um prédio comprado pela Prefeitura de Queimados finalmente está sendo reformado na Vila São João. As obras começaram em dezembro de 2023 e o espaço abrigará a Escola Municipal Ilcilea Paulina de Lima Castro, a 38ª unidade da rede municipal de ensino, que atenderá mais de 900 alunos do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental. As melhorias no lugar já estão avançadas e são financiadas com recursos da Prefeitura de Queimados.

A aquisição do prédio foi feita em 2012, mas as obras sequer foram iniciadas até dezembro de 2023, quando a atual gestão realizou todo processo de licitação para recuperação total do prédio. O novo equipamento da educação está passando por reformas necessárias nos espaços internos e externos, com pintura geral, troca dos pisos, do telhado, além de aplicação de revestimentos nas paredes. A unidade também será acessível para pessoas com deficiência em todos os ambientes.

A nova escola conta com sete salas de aula, biblioteca, secretaria, direção, auditório, refeitório, cozinha, banheiros acessíveis, e nova quadra para prática de esportes, além de salas dos professores, leitura, estudo, reuniões e multiuso.

O secretário municipal de Educação, André Monsores, disse da importância de iniciar as obras no prédio abandonado para instalação de mais uma escola municipal: "É muito triste a gente encontrar um prédio como esse jogado às traças. Foi uma determinação do prefeito iniciarmos todo processo de reforma do espaço. E iniciar essas melhorias nos torna parte de um legado que estamos construindo na educação. Atualmente, sete escolas estão em processo de reforma, cinco concluídas, e em construção estão duas escolas e duas creches. Isso tudo é fruto de uma gestão responsável", destaca.

Essa é uma das 15 unidades escolares que estão passando por obras de reforma e construção neste momento na cidade. Um investimento financeiro na educação municipal que ultrapassa o valor de R$ 30 milhões.

A unidade escolar é uma homenagem a Ilcilea Paulina de Lima Castro, vítima da Covid-19 em 2020, mas deixou um grande legado na história do bairro Vila São João. Quem conta emocionado a trajetória da Tia Lea, como era carinhosamente conhecida, é seu esposo Edson Castro. Ele também falou da importância da escola para o bairro.
"Somos nascidos e criados em Queimados. Minha esposa era apaixonada por livros, um dos seus hobbies favoritos. Nesses 40 anos morando aqui no bairro, ela sempre participou das ações sociais ajudando a população. A educação sempre foi seu forte, por isso ela tinha três formações acadêmicas. Fico muito feliz em receber essa homenagem cedendo o nome dela para a escola. Este é um grande legado para a educação do nosso município; já estou ansioso pela inauguração da escola", disse.
Comunicar erro
Alerj