Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta segunda-feira, 25, na Câmara dos Vereadores, uma consulta pública para a elaboração do plano de aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Esta consulta contou com a participação de agentes culturais e entidades envolvidas na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais.
O Fundo Municipal de Cultura de Japeri recebeu R$ 682.656,89 para aplicação nas políticas públicas para a Cultura e desenvolvimento do Setor Cultural. O recurso veio por meio do Fundo Nacional de Cultura.
O Secretário Municipal de Cultura de Japeri, Jorge Braga Jr., ressaltou a relevância de poder receber e ouvir os agentes culturais do município, como meio de construção de propostas culturais, onde 30 já foram criadas e apresentadas. "É importante para construção da coletividade fazer essa escuta do que é a realidade dos fazedores de cultura de forma conjunta para que não fique ninguém de fora", disse o secretário.
Segundo ele, o município já conta com mais de 400 agentes culturais cadastrados, e mais de 40 grupos e coletivos, e acrescentou. Jorge exaltou a criatividade e o potencial dos produtores culturais da cidade, que tem um celeiro de artistas.
Já a Subsecretária Municipal de Cultura, Daniella Beliago, entende como primordial estabelecer diálogo com a sociedade civil, através da secretaria da cultura. "Poder divulgar e dar visibilidade para a Política Nacional Aldir Blanc, algo que vem para ajudar e também disponibilizar esses recursos para fomentar a cultura é importante, ainda mais quando se constrói em conjunto com os fazedores de cultura do município", pontuou Daniella.