Mais de 10 mil insumos, além de medicamentos, foram transportados, pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e de Saúde, para entrega às localidades afetadas.
O Corpo de Bombeiros já atendeu, em todo o estado, 222 ocorrências relacionadas às chuvas, que causaram a morte de oito pessoas, e resgataram 140 com vida. Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, permanecem em risco muito alto de deslizamento, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), e, assim como as outras regiões do Estado do Rio, estão sendo permanentemente monitoradas.
Neste domingo (24/03), máquinas do estado prosseguem auxiliando os municípios no trabalho de limpeza e escoamento de água. Equipamentos da Secretaria do Ambiente e INEA estão sendo usados em Petrópolis, Teresópolis, Nilópolis, Guapimirim, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo e Duque de Caxias. Ao todo, 527 máquinas da pasta e do órgão foram disponibilizadas para municípios em todo estado.
Equipes do DER trabalham para liberar a rodovia RJ-230, que foi interditada ao trânsito, na altura de Bom Jesus de Itabapoana. Houve quedas de barreira e há trechos alagados.
Petrópolis, município mais impactado pelas chuvas, com registro de 366mm em 72 horas, tem 26 equipamentos à disposição para atuação imediata, entre os quais retroescavadeiras, caminhões basculantes e um caminhão tanque – utilizados emergencialmente para auxiliar as ações.
Teresópolis, que acumula 306mm de chuva em 72 horas, também recebeu retroescavadeiras, caminhões, entre outros equipamentos que auxiliam a limpeza da cidade desde sábado. Outras cidades do Norte/Noroeste também estão sendo atendidas.
Escolas são ponto de apoio