Onze cidades do estado do Rio de Janeiro decretaram estado de emergência, nesta sexta-feira (22), por conta de chuvas intensas e previsões de inundações para o final de semana.
Os decretos de emergência abrangem Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro e São João do Meriti.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta de *risco Muito Alto* de deslizamentos para oito municípios do estado. Tratam-se de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados e Seropédica.
Continua o alerta de *Alto risco*, com menor potencial mas em alerta para deslizamentos, Magé, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Paracambi .
Governo na Serra
O governador Cláudio Castro está em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para garantir auxílio ao município no atendimento às ocorrências causadas pelas fortes chuvas e coordenar a atuação das diversas secretarias estaduais que atuam na região. O governador ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e solicitou auxílio do Exército Brasileiro. Os militares já chegaram à cidade.
Segundo o Governador, as obras de contenção e do túnel extravasor foram cruciais para que a tragédia não fosse maior. Em 24 horas choveu mais de 270 milímetros, e as equipes atuam em todo o município para minimizar os impactos, com 85 máquinas para limpeza da área e retirada de escombros.
Junto aos secretários coronel Leandro Monteiro, da Defesa Civil, e Bernardo Rossi, do Instituto Estadual do Ambiente, Castro se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo, militares do Exército, representantes de concessionárias de energia elétrica locais e equipes estaduais para alinhar as ações.
Boletim Defesa Civil
A Defesa Civil do município contabilizou 196 registros de ocorrências, sendo 113 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21/03) até às 07h50 deste sábado (23/03). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) registrou 04 vítimas resgatadas com vida, 07 óbitos e segue em busca de outras vítimas.
Serra de Petrópolis
Com 18 horas de chuva intensa, sem trégua, a subida da serra de Petrópolis *prossegue interditada preventivamente* a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102), no sentido Juiz de Fora, ainda sem previsão de reabertura. Equipe técnica da Concer percorre o trecho vistoriando os pontos críticos afetados por deslizamentos. Já as equipes operacionais e de conservação permanecem atuando para a contenção desses deslizamentos, limpeza e desobstrução da pista, que apresenta bloqueios parciais nos kms 92, 90, 84 e 82. Homens da Polícia Rodoviária e da Força Nacional atuam na praça de pedágio no auxílio à orientação dos motoristas e mantendo desimpedido o acesso para o distrito de Xerém. A descida da serra de Petrópolis está aberta e operando no momento com interdições parciais no km 79 e km 91, sentido Rio, mas o motorista deve também evitar o trecho devido à chuva intensa.