Onze cidades decretaram estado de emergência por causa das chuvas. Oito pessoas morreram

Todo aparato do estado está mobilizado. Prosseguem as buscas por pessoas soterradas em Petrópolis

Por Conexão no Ar em 23/03/2024 às 07:37:27
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Onze cidades do estado do Rio de Janeiro decretaram estado de emergência, nesta sexta-feira (22), por conta de chuvas intensas e previsões de inundações para o final de semana.

Os decretos de emergência abrangem Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro e São João do Meriti.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta de *risco Muito Alto* de deslizamentos para oito municípios do estado. Tratam-se de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados e Seropédica.

Continua o alerta de *Alto risco*, com menor potencial mas em alerta para deslizamentos, Magé, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Paracambi .

Governo na Serra

O governador Cláudio Castro está em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para garantir auxílio ao município no atendimento às ocorrências causadas pelas fortes chuvas e coordenar a atuação das diversas secretarias estaduais que atuam na região. O governador ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e solicitou auxílio do Exército Brasileiro. Os militares já chegaram à cidade.

Segundo o Governador, as obras de contenção e do túnel extravasor foram cruciais para que a tragédia não fosse maior. Em 24 horas choveu mais de 270 milímetros, e as equipes atuam em todo o município para minimizar os impactos, com 85 máquinas para limpeza da área e retirada de escombros.

Junto aos secretários coronel Leandro Monteiro, da Defesa Civil, e Bernardo Rossi, do Instituto Estadual do Ambiente, Castro se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo, militares do Exército, representantes de concessionárias de energia elétrica locais e equipes estaduais para alinhar as ações.


Boletim Defesa Civil


A Defesa Civil do município contabilizou 196 registros de ocorrências, sendo 113 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21/03) até às 07h50 deste sábado (23/03). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) registrou 04 vítimas resgatadas com vida, 07 óbitos e segue em busca de outras vítimas.


Serra de Petrópolis

Com 18 horas de chuva intensa, sem trégua, a subida da serra de Petrópolis *prossegue interditada preventivamente* a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102), no sentido Juiz de Fora, ainda sem previsão de reabertura. Equipe técnica da Concer percorre o trecho vistoriando os pontos críticos afetados por deslizamentos. Já as equipes operacionais e de conservação permanecem atuando para a contenção desses deslizamentos, limpeza e desobstrução da pista, que apresenta bloqueios parciais nos kms 92, 90, 84 e 82. Homens da Polícia Rodoviária e da Força Nacional atuam na praça de pedágio no auxílio à orientação dos motoristas e mantendo desimpedido o acesso para o distrito de Xerém. A descida da serra de Petrópolis está aberta e operando no momento com interdições parciais no km 79 e km 91, sentido Rio, mas o motorista deve também evitar o trecho devido à chuva intensa.

Comunicar erro
Alerj