O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Rio vai ficar, em média, 4,39% mais barato em 2024, conforme antecipou o jornal EXTRA com a tabela completa. A variação é calculada com base nos valores venais divulgados pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ) na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado do Rio.
Fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor venal se refere ao preço de mercado de cada veículo, de acordo com o modelo e o ano de lançamento. Sobre o valor, é aplicada a alíquota do tributo, que varia de acordo com o combustível utilizado.
Vale destacar que os automóveis com mais de 15 anos de uso não pagam IPVA. Neste caso, o proprietário desembolsa apenas a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ, a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), cujo valor para 2024 ainda será divulgado.
Os proprietários de veículos também devem ficar atentos: a partir de janeiro de 2024, para realizar o licenciamento anual de veículos licenciados no Estado do Rio, o Detran.RJ voltará a exigir o pagamento do IPVA e de multas de trânsito vencidas. Desde 2018, essas cobranças estavam suspensas, ou seja, bastava o motorista ou o motociclista quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran.RJ para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no formato digital, que considera o automóvel regularizado naquele exercício.