Taxa de positividade da Covid-19 volta a cair no estado do Rio

Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostra que o vírus da Influenza A tem predominado nos atendimentos por síndrome gripal nas UPAs

Por Conexão no Ar em 18/03/2024 às 18:18:16
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A edição desta semana do Panorama da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), mostra que a taxa de positividade da doença voltou a cair no Rio de Janeiro pela segunda quinzena seguida. O indicador de testes rápidos (antígeno) baixou de 25,7% para 14,4% na rede pública; e o de RT-PCR passou de 38,3% para 29,9%. O número de atendimentos de pacientes com síndrome gripal nas UPAs da rede estadual caiu 14%: de 2.726 registros para 2.389. O levantamento compara as semanas epidemiológicas 09 (de 25 de fevereiro a 02 de março) e 10 (de 03 a 09 de março).

De acordo com uma análise feita pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) com base nos resultados laboratoriais do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), os atendimentos pediátricos por síndrome gripal nas UPAs permaneceram aumentados devido à circulação do vírus da Influenza A. Houve também aumento nas solicitações por leitos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas faixas etárias de 1 a 9 anos. Ainda assim, os idosos seguem como os que mais internam.

"Desde a edição passada do Panorama temos notado uma mudança na circulação viral. Nosso monitoramento indica que, neste momento, a demanda pelo atendimento por síndrome gripal está sendo provocada, principalmente, pela Influenza", explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello

A taxa de positividade da Covid-19 também caiu na rede particular, passando de 19,5% para 10% nos testes de antígeno. Já nos exames RT-PCR, ela caiu de 30,2% para 17,8% no período considerado.

A SES-RJ reforça a importância da adesão da Campanha de Vacinação contra a gripe, que começa nos próximos dias (a data pode variar de acordo com a estratégia de cada município). A pasta recomenda ainda que os grupos mais vulneráveis a infecções respiratórias, como crianças e idosos, também mantenham as doses de reforço contra a Covid-19 em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. As vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google